Como prevenir doenças na Rosa do Deserto (Adenium obesum)
Como qualquer organismo, as plantas também são atingidas por doenças. As Rosas do Deserto não são exceções, sendo necessárias medidas preventivas para protegê-las das doenças e aumentar a sua longevidade. A Adenium é prevalentemente de áreas tropicas, sendo a umidade excessiva o inimigo número um dessa planta, pois pode levar ao apodrecimento das raízes e caule, além de outras doenças. A Adenium é propensa a problemas de fungos nas folhas e pestes, como cochonilhas. Para manter a Rosa do Deserto saudável, examine regularmente contra a presença de insetos e fique de olho nos níveis de umidade para manter sua planta saudável.
Do que você irá precisar?
- Envasamento com solo bem drenado
- Camada morta de cascalho
- Camada morta de rocha magmática
- Água
- Bacillus thuringiensis; ou óleo de Neem; ou sabadilla
- Fumo de rolo
- Sabão inseticida
- Inseticida de Cryptolamus montrouzieri
- Inseticida de Beauvaria bassiana
- Fungicida
- Podador
- Prendedores
- Desinfetante
Instruções:
1. Manuseie as raízes de Adenium com cuidado para prevenir danos quando for plantar. Aplique uma camada morta de cascalho ou rocha magmática em volta da Adenium, mas nunca camadas mortas orgânicas. Plante em um local com drenagem adequada para prevenir o apodrecimento da planta e doenças.
2. Escolha um solo bem drenado. Coloque a Adenium num local completamente ensolarado para aquecimento apropriado, a fim de manter a planta seca. Regue a Rosa do Deserto consistentemente, mas não em excesso. Deixe que o solo seque antes de regar novamente. Borrife as folhas sem encharcá-las. Limite ou cesse a irrigação durante períodos de chuva ou temperaturas frias.
3. Inspecione as plantas regularmente contra a presença de pestes, particularmente no começo da época de crescimento. Remova cochonilhas, lagartas, ácaros e qualquer outra peste de jardim em suas Adeniums. Aplique Bt (Bacillus thuringiensis), óleo de Neem ou Sabadilla nas folhas das plantas. Uma alternativa é fazer seu próprio inseticida, fervendo fumo de rolo diluído em água e borrifando sobre as folhas. Ou borrife sabão inseticida quando os insetos invadirem. Aplique os inseticidas para prevenir o aparecimento e destruir cochonilhas.
4. Aplique 3 gramas por litro de fungicida à folhagem da Adenium uma vez a cada duas semanas. Remova as folhas e flores danificadas ou secas. Pode caules apodrecidos com podadores e prendedores limpos. Desinfete as ferramentas após cada uso. Puxe pontas mortas de ramos apodrecendo. Corte hastes danificadas até que você atinja a porção branca e saudável da planta.